STEROID

 

O projeto visa a exploração de diversas tecnologias de comunicação com veículos autónomos e conectados donde se destacam o ITS-G5 e as redes celulares 5G, para esta comunicação com os veículos autónomos.

O Projeto STEROID será assim um marco histórico no caminho para a condução totalmente conectada na Autoestrada Transmontana, desenvolvendo soluções de comunicação em tempo real para aumentar a segurança e a eficiência na condução.

 

Globalvia Transmontana participa em

Projeto de Condução Autónoma e Conectada

 

A Globalvia Transmontana, na senda da inovação que é um pilar fundamental da estratégia de todo o Grupo Globalvia, irá participar num projeto (Projeto STEROID) de condução autónoma e conectada inserida num consórcio de 3 Organizações onde estão presentes também o VORTEX-Colab e o Instituto de Telecomunicações de Aveiro, e que significará um investimento de cerca de 1.000.000,00 € e será cofinanciado por Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional (FEDER).

No seio do consorcio, a Globalvia Transmontana, em colaboração com a Openvia Portugal, terá um papel fundamental não só pelo facto de ser na sua infraestrutura que estará assente a implementação do projeto, como também pelo facto de a solução de comunicação com os veículos autónomos e conectados passar pelo software corporativo de gestão de infraestruturas e operação que é o GMOM.

Em termos de infraestrutura o projeto será implementado na A4, numa distância de 14km, entre o nó de Parada de Cunhos e o nó de Lamares, Distrito de Vila Real. A escolha da localização deve-se ao facto não só de ser a área de maior tráfego da Autoestrada Transmontana, mas também por alguns outros fatores entre os quais a existência de sublanços portajados, a proximidade à cidade de Vila Real, a existência de áreas de serviço e ainda a presença de obras de arte de referência como o Viaduto do Corgo, toda esta envolvência permite a criação de casos de uso de valor acrescentado para o projeto.

Tecnologicamente o projeto visa a exploração de diversas tecnologias de comunicação com veículos autónomos e conectados donde se destacam o ITS-G5 e as redes celulares 5G, para esta comunicação com os veículos autónomos serão instaladas Road Side Units (antenas) ao largo da distância de cobertura do projeto.

Serão estabelecidos ainda casos de uso na área do Cooperative ITS tirando partido assim de sistemas telemáticos já instalados na Autoestrada Transmontana que atuando de forma cooperativa e coordenada auxiliarão a condução autónoma e conectada.

 

Por último, será estudada a possibilidade de estender a comunicação feita com os veículos autónomos e conectados a pessoas conectadas, que através da utilização de APPs especificas poderão também receber notificações emitidas pelo software de gestão e estar assim envolvidas no ecossistema da condução autónoma.

O Projeto STEROID será assim um marco histórico no caminho para a condução totalmente conectada na Autoestrada Transmontana, desenvolvendo soluções de comunicação em tempo real para aumentar a segurança e a eficiência na condução.

 

Ficha de Projeto:

Designação do Projeto | STEROID – Plataforma de Verificação e Validação de Componentes de Suporte à Condução Autónoma para Veículos Inteligentes do Futuro
Aviso | 17/SI/2019 – Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Código do Projeto | POCI-01-0247-FEDER-069989
Objetivo Principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção | Centro e Norte Entidade Beneficiária | VORTEX – ASSOCIAÇÃO PARA O LABORATÓRIO COLABORATIVO EM SISTEMAS CÍBER-FÍSICOS E CÍBER SEGURANÇA; OPERESTRADAS XXI, S.A; INSTITUTO DE TELECOMUNICAÇÕES
Data de Aprovação | 13-01-2021
Data de Início | 31-12-2020
Data de Conclusão | 30-06-2023
Custo Total Elegível | 999.775,92 euros
Apoio financeiro da União Europeia |FEDER – 636.784,54 euros

Resumo do Projeto: O STEROID pretende criar uma infraestrutura capaz de verificar e validar componentes ADAS/AD através da combinação de co-simulação com interações sobre o ambiente real via Hardware in the Loop (HiL) de forma incremental, com aplicação em cenários V2X.