Os primeiros sete quilómetros da Autoestrada Transmontana abriram, esta sexta-feira, no troço Lamares/Justes, perto de Vila Real, embora de forma ainda condicionada e apenas com uma faixa de rodagem para cada sentido.
Ao contrário do inicialmente anunciado pela concessionária “Auto-Estradas XXI”, o troço não abriu na quinta-feira, mas apenas esta sexta-feira.
O Itinerário Principal 4 (IP4) está a ser transformado em autoestrada entre Vila Real e Bragança, dando origem à Autoestrada Transmontana, que ficará concluída em toda a sua extensão até Setembro de 2012.
Segundo a “Auto-Estradas XXI”, o troço Lamares/Justes corresponde ao primeiro da nova estrada a ficar pronto. No entanto, esta abertura faz-se ainda de forma condicionada e apenas com uma faixa de rodagem para cada sentido devido à necessidade de ultimar alguns trabalhos.
Os automobilistas reagiram com satisfação, revelando-se já fartos, como disse António José à Lusa, do “longo desvio” pela “sinuosa” Estrada Nacional 15 (EN15), utilizada como alternativa durante as últimas semanas.
Ainda no âmbito da nova autoestrada, o nó da Amendoeira ficará pronto no final da próxima semana e a variante sul de Bragança abrirá na semana a seguir ao dia 22 de Agosto.
Os nove quilómetros da variante Sul de Bragança correspondem ao primeiro troço de autoestrada a abrir neste distrito transmontano, que deixará então de ser o único do país sem um quilómetro de autoestrada.
Para a população local experimentar a nova via vai ter de pagar porque este troço será portajado com preços que, de acordo com o director geral da concessionária, Rodrigues de Castro, variam entre sessenta e cinco cêntimos (veículos ligeiros) e um euro e sessenta e cinco cêntimos (pesados).
Segundo acrescentou, este troço da nova autoestrada e a variante sul de Vila Real, ainda em construção, continuam a ser os únicos portajados no contrato entre as Estradas de Portugal (EP) e a concessionária.
Em meados de Novembro, ficam concluídos os 13 quilómetros entre Lamas de Orelhão e Mirandela/Norte.
FONTE : jn.pt